Thursday, December 31, 2009
Caixa do DRIVE-V1 finalizada!
Bom pessoal, demorou muito pra essa caixa nascer! O resultado, mesmo antes do acabamento ficou excelente. Depois de um acabamento bem dado e um toque especial, que vai ser surpresa pra o dono desse pedal, ele vai ficar perfeito! Venho aqui também agradecer a todos que visitaram meu blog, deixaram comentarios, mandaram emails... Galera, muito obrigado pela força e que Deus abençoe a todos voces. Um Feliz Ano Novo e muitas felicidades. 2010 promete!!!!!!
Enjoy!
Thursday, December 10, 2009
Delay 3.0 - Pintura e arte.
Bom pessoal, férias chegando e mais projetos sendo finalizados. Eu havia comentado sobre algumas alterações que faria no delay que mostrei aqui no site. Pois é... Vos apresento a criação do DELAY3.0, projeto pra um guitarrista amigo meu, Felipao (FIFO). Nesse projeto fiz uma MOD em que o guitarrista poderá brincar com a extensão da repetição. É isso mesmo!!! ALgo bem divertido. Mas quando o pedal estiver finalizado comento mais. Vamos ao que interessa... A pintura.
Nesse pedal, tentei atualizar meus dotes artisticos (quem me dera!!!) enfatizando uma pesquisa pesada na internet. Acabei encontrando um site bem legal (http://www.spacepaintings.com/ARTSPRAYPAINTPAINTINGSKRYLON.html) que fornece dicas interessantes sobre pinturas com spray. Mas, chamando a atenção que vc pode também usar um aerógrafo. Bem, fiz uma mistura diversificada com as cores vermelho e branco, pra homenagear o Japão...rsrsrs, e aproveitei pra mesclar na tampa da caixinha uma pirâmide com um Sol japones. A piramide foi feita com papel de revista e o Sol com um obejto redondo de diametro escolhido por mim. Feita a pintura da piramide e do sol, fui pingando gotas de cores vermelha na parte superior pra dar um toque mais diversificado.
Espero que gostem.Nesse pedal, tentei atualizar meus dotes artisticos (quem me dera!!!) enfatizando uma pesquisa pesada na internet. Acabei encontrando um site bem legal (http://www.spacepaintings.com/ARTSPRAYPAINTPAINTINGSKRYLON.html) que fornece dicas interessantes sobre pinturas com spray. Mas, chamando a atenção que vc pode também usar um aerógrafo. Bem, fiz uma mistura diversificada com as cores vermelho e branco, pra homenagear o Japão...rsrsrs, e aproveitei pra mesclar na tampa da caixinha uma pirâmide com um Sol japones. A piramide foi feita com papel de revista e o Sol com um obejto redondo de diametro escolhido por mim. Feita a pintura da piramide e do sol, fui pingando gotas de cores vermelha na parte superior pra dar um toque mais diversificado.
Deus abençoe.
Thursday, October 15, 2009
Monday, September 28, 2009
Estilo da caixa do Drive-V1.
Friday, September 18, 2009
Testes com o circuito já pronto!
Mais simulação do BOOSTER-C1
Thursday, September 17, 2009
Fase de testes do BOOSTER-C1!!
Bom pessoal!! Ontem à noite, começei a montagem do BOOSTER-C1, pedal que vai pra o pedalboard do guitarrista Fábio Cerqueira do Amisadai. Queria mostra aqui o alto nível de fidelidade do pedal. Por meio de um amplificador operacional TLo61, pude tirar a maior "limpeza" possível que um pedal de boost pode apresentar. Com o amplificador configurado no modo Flat, isto é, todos os potenciometros regulados em 50%, começei a variar o potenciometro do pedal responsável pelo ganho (chamei ele de AMP) e variando os captadores não tinha como notar a bela atividade do BOOSTER.
Até mesmo usando o single coil do braço, que considero um captador muito fraco na minha guitarra, pode-se amplificar o sinal de forma que toda a peculiaridade do sinal original fosse preservada, sem nenhum "estalo" ou saturação do sinal.
Cabe aqui resaltar, que o potênciometro usado nesse pedal é do tipo Reverse LOG,ou seja, um "potenciometro antilogaritmo". A característica da curva desse potenciometro é inversa comparada a de um potenciometro logaritimo, como por exemplo o 500kB.
Potenciometros lineares são representados pela letra A, os potenciometros logaritmos são representados pela letra B e os potenciometros antilogaritmos, que é o nosso caso, são representados pela letra C.
Esses potenciometros são muito dificieis de serem encontrados, pois aqui no Brasil, principalmente onde moro as empresas de eletrônica não importam muito esses tipos de produtos. Sites gringos são os que mais vendem esses tipos de potenciometros. Esse BOOSTER-C1 está usando o 500kc, o reverse.... É sou um sortudo mesmo!!
Não se desespere caso não encontre o 500kC quando eu disponibilizar o esquematico do BOOSTER-C1, um potenciometro de 100KA, pode trabalhar de maneira um pouco parecida. Não como o 500KC, mas voce pode obter resultados satisfatorios com ele também.Enfim, irei mostra aqui os resltados da simulação do BOOSTER-C1 e também a foto do potenciometro de 500KC com os dados de entrada totalmente ajustados simulando a entrada de tensão da guitarra. O sinal azul representa o sinal da guitarra, já o vermelho representa o OUTPUT do booster, ou seja, a saída do pedal.
Nessa figura, note que o potenciometro 500kc está ajustado em 5%. Veja também o nível de fidelidade da curva vermelha, ou seja, o sinal de saída do BOOSTER-C1.
Tuesday, September 15, 2009
Foto da parte inferior.
Monday, September 14, 2009
Pintura Eddie Van Halen!!! ROcK yeahhhhh
Olá meu amigos!! Tanto tempo sem atualizar, mas venho aqui trazer uma novidade que tenho certeza que vcs irão curtir muito. Semana passada um guitarrista do Amisadai (Fábio Cerqueira) comentou comigo a respeito de um BOOSTER que ele estava precisando no seu Set de pedais. Como o circuito de booster é bem fácil de ser projetado, pensei que não teria muita dor de cabeça. Mas ai é que tá todo o misterio.... Fabinho me colocou num grande desafio. Ele disse:
" Cara tem como vc fazer a pintura do Eddie Van Halen nesse pedal? Sou louco por aquela arte". E como sempre fui movido a desafios topei e me "joguei de cabeça" no mesmo dia. Essa semana estarei disponibilzando todo o material aqui explicando paulatinamente todo o algoritimo da pintura, blza??
Enjoy.
Thursday, July 30, 2009
Samples do Rebote 2.5
Primeiro sample do Rebote Delay 2.5. Essa é a configuração que eu mais uso pra base com a guitarra clean. Usei uma stratocaster com seleção de um captador single coil. Iria gravar com um humbucker ponte, mas prefiri usar o single de braço pra que o delay não ficasse sujo.
Enjoy
Monday, July 6, 2009
Novo visual para o MXR Distortion +
Sunday, April 26, 2009
Mais uma do X Drive
Tuesday, April 21, 2009
Os arquivos estão quase prontos!!
Está quase saindo pessoal. Nesse fim de semana, vou postar o circuito de phase que estou trabalhando a uns dias. Nesse material, estarão o funcionamento de cada bloco do circuito, o que cada componente faz, o que acontece com sinal depois de passar por determinada região do circuito, etc. É muito bom montar o efeito, lógico, mas para nós que estudando engenharia elétrica, é muito mais legal e interessante saber o que acontece por detrás de todo aquele esquema que leva o sinal de nossas guitarras a um som que sempre desejamos ouvir. Confesso a voces que quando decidi montar pedais de efeitos e me dedicar ao estudo de cada circuito, o interesse pelo curso de engenharia elétrica, que estava temporariamente apagado, cresceu e muito. Na sala de aula, sabemos definir a equação diferencial para um circuito RC, ou até mesmo determinar a constante de tempo do mesmo e definir o espectro de amplitude de um sinal periódico via Fourier. Ao voce associar toda essa gama de assustos, digo os mais variados, à area de tratamento de áudio, posso garantir por experiência própria que alguns conceitos que antes eram abstratos, ou seja, conceitos que pra mim só saiam no "automático", ficaram bem mais claros. Isso porque pude perceber o que estava acontecendo com o sinal, não só pela disponibilidade dos recursos fornecidos pelos mais variados softwares como Matlab, Multisim, em que voce pode ver o que acontece analiticamente com seu sinal de tensão, mas também pude perceber o que acontece se submetermos um sinal a passagem de diversos filtros all-pass.
Acima do texto segue uma foto que está no arquivo citado acima. Querem mais? É só esperar.
Obs:
Desculpem não responder a todos os emails, estou me planejando nesse aspecto!
Deus abençõe a todos
Enjoy
Acima do texto segue uma foto que está no arquivo citado acima. Querem mais? É só esperar.
Obs:
Desculpem não responder a todos os emails, estou me planejando nesse aspecto!
Deus abençõe a todos
Enjoy
Sunday, March 15, 2009
E aqui o mais esperado do ano... Meu Sansamp GT2
Galera!! Suei pra fazer esse!! Nossa, a soldagem das chaves DP3T foi algo muito complicado pra mim que não conhecei o seu funcionamento. Mas, após breve pesquisa e estudo da mesma deu pra resolver esse problema. Afinal,,, seremos engenheiros hein?? hauahauhau. Vou postar um esquema de como se solda as chaves aqui no site tb, blzaa?? Bom, resumidamente o GT2 opera assim
Controles de Agudo, Grave, volume e DriveSimulação de Amp´s mundialmente reconhecidos: British (Marshall), California (Mesa Boogie) e Tweed (Fender)
Modelador: Cada simulação de Amplificador possui 3 modelos para combinação
Mic: Simulação de posicionamento de microfone
Espero que gostem!!! Já fiz muito barulho com ele. Estou muito feliz mesmo, pois um pedal desses custa R$ 825,00 (importado no caso) e consegui trabalhar pesado nele e obter um resultado muito gratificante. Esse daí não sai do meu set pra nada, pois com ele já consegui chegar ao timbre identico ao da música "Meus próprios meios" da minha banda predileta o Oficina g3, em seu novo álbum Depois da Guerra, com a seguinte configuração: MIC em off axis, MOD em Hi gain e AMP em mesa boogie ou California.
Tenho duas recomendações: 1- Se for tentar construir um GT2, acorde bem cedo. A confecção do pedal demanda um tempo muito grande. Sem falar da soldagem que demora bastante.
2- Utilize um gabinete 16X18 cm. Esse tamanho permite uma organização muito boa da placa dentro do mesmo.
2- Utilize um gabinete 16X18 cm. Esse tamanho permite uma organização muito boa da placa dentro do mesmo.
Espero que gostem!!!
Enjoy
Subscribe to:
Posts (Atom)