Thursday, September 17, 2009

Fase de testes do BOOSTER-C1!!


Bom pessoal!! Ontem à noite, começei a montagem do BOOSTER-C1, pedal que vai pra o pedalboard do guitarrista Fábio Cerqueira do Amisadai. Queria mostra aqui o alto nível de fidelidade do pedal. Por meio de um amplificador operacional TLo61, pude tirar a maior "limpeza" possível que um pedal de boost pode apresentar. Com o amplificador configurado no modo Flat, isto é, todos os potenciometros regulados em 50%, começei a variar o potenciometro do pedal responsável pelo ganho (chamei ele de AMP) e variando os captadores não tinha como notar a bela atividade do BOOSTER.
Até mesmo usando o single coil do braço, que considero um captador muito fraco na minha guitarra, pode-se amplificar o sinal de forma que toda a peculiaridade do sinal original fosse preservada, sem nenhum "estalo" ou saturação do sinal.
Cabe aqui resaltar, que o potênciometro usado nesse pedal é do tipo Reverse LOG,ou seja, um "potenciometro antilogaritmo". A característica da curva desse potenciometro é inversa comparada a de um potenciometro logaritimo, como por exemplo o 500kB.
Potenciometros lineares são representados pela letra A, os potenciometros logaritmos são representados pela letra B e os potenciometros antilogaritmos, que é o nosso caso, são representados pela letra C.
Esses potenciometros são muito dificieis de serem encontrados, pois aqui no Brasil, principalmente onde moro as empresas de eletrônica não importam muito esses tipos de produtos. Sites gringos são os que mais vendem esses tipos de potenciometros. Esse BOOSTER-C1 está usando o 500kc, o reverse.... É sou um sortudo mesmo!!
Não se desespere caso não encontre o 500kC quando eu disponibilizar o esquematico do BOOSTER-C1, um potenciometro de 100KA, pode trabalhar de maneira um pouco parecida. Não como o 500KC, mas voce pode obter resultados satisfatorios com ele também.
Enfim, irei mostra aqui os resltados da simulação do BOOSTER-C1 e também a foto do potenciometro de 500KC com os dados de entrada totalmente ajustados simulando a entrada de tensão da guitarra. O sinal azul representa o sinal da guitarra, já o vermelho representa o OUTPUT do booster, ou seja, a saída do pedal.
Nessa figura, note que o potenciometro 500kc está ajustado em 5%. Veja também o nível de fidelidade da curva vermelha, ou seja, o sinal de saída do BOOSTER-C1.

1 comment:

  1. Não entendo nem de KC e muito menos de KA, mas de uma coisa eu entendo, quando se quer fazer aquele solo que vc mesmo não sabe de onde conseguiu criar ele... Ou você faz o Solo ou você não tem o Booster-C1!

    Feeling, ou você tem ou seu estudo e tecnica não vão levar você a lugar algum!

    Booster-C1, ou você pisa nele, ou será pisado por outro que pisa nele!

    Feeling e Booster-C1, ou você tem, ou você não saca nada de música!

    ReplyDelete